quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Palavra e utopia - 2000




SINOPSE
Em 1663, quando o Padre Antonio Vieira é convocado a comparecer diante da terrível Inquisição portuguesa, ele precisa explicar as idéias que defende ao questionar a escravidão, a situação dos índios e as relações império-colônia. Intrigas na corte e um pequeno mal entendido enfraquecem o poder do jesuíta, que chegou a ser amigo íntimo do rei Dom João IV. Perante os juízes, padre Vieira passa a limpo seu passado: a juventude no Brasil e os anos de noviciado na Bahia, seu envolvimento na causa dos índios e o primeiro sucesso no púlpito. Este tributo de Manoel de Oliveira ao padre Antônio Vieira não é uma cinebiografia, mas sim de um corajoso documento sobre a palavra e sobre o pensar.

DADOS DO ARQUIVO
Diretor: Manoel de Oliveira
Audio: Português-PT
Legendas: Sem legendas
Duração: 133 min
Tamanho: 922 MB
Formato: AVI
Qualidade: DVDRip
Servidor: Megaupload

LINKS
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5

Os amores de Picasso - 1993



SINOPSE
Em 1943 o famoso pintor Pablo Picasso (Anthony Hopkins), com 60 anos, conhece Françoise Gilot (Natascha McElhone), que tem 23 anos, sonha ser pintora e idolatra o grande mestre. Ela se tornaria sua amante, mas isto não impede Picasso de ser infiel. Françoise lhe dá dois filhos, Claude e Paloma, e aceita as mulheres dele como parte do relacionamento. Ele, em contrapartida, lhe mostra grandes obras de arte e a apresenta aos grandes mestres, mas a união gradativamente começa a se desgastar de forma inexorável.

DADOS DO ARQUIVO
Diretor: James Ivory
Áudio: Inglês
Legendas: Português
Duração: 125 min.
Qualidade: DVDRip
Tamanho: 209 Mb e 196 Mb
Servidor: Megaupload (5 partes)

LINKS
Dvd 1
Parte 1
Parte 2
Parte 3

Dvd 2
Parte 1
Parte 2

A história das coisas - 2008



SINOPSE
"A História das Coisas" é um pequeno documentário educativo que apresenta importantes informações sobre questões ambientais e sociais dentro da temática do consumo de produtos, que representa um assunto urgente e de vital importância para a sobrevivência de todo o Planeta. Expõe as conexões entre um enorme número de questões importantes, demonstrando com fatos, que ao consumirmos de forma inconsciente e desmedida, estamos destruindo o mundo e a nós mesmos.

DADOS DO ARQUIVO
Diretor: Louis Fox
Áudio: Inglês
Legendas: Português
Duração: 21 min.
Qualidade: DVDRip (AVI)
Tamanho: 236 MB
Servidor: Uploading (3 partes)

LINKS
Parte 1
Parte 2
Parte 3


Grato a Laranja Psicodélica 

Crônica de um verão - 1961





SINOPSE
Paris, verão de 1960. O cineasta e etnólogo Jean Rouch, acompanhado do sociólogo Edgar Morin, leva a câmera às ruas para colher respostas à seguinte pergunta: “Você é feliz?” O que tem início como uma simples enquete logo se transforma num ambicioso e imprevisível retrato de um grupo heterogêneo de estudantes, operários e imigrantes que expõem seu cotidiano, suas dúvidas e angústias, suas concepções sobre a política e a vida. Em seguida, os realizadores registram as reações deles à projeção do material filmado, momento em que as fronteiras entre verdade e ficção são postas em crise. Unindo o método de Flaherty às teorias de Vertov, este filme-ensaio-manifesto inaugura o cinema-verdade.

DADOS DO ARQUIVO
Diretor: Edgar Morin/Jean Rouch
Áudio: Francês
Legendas: Português
Duração: min.
Qualidade: DVDRip
Tamanho: 328 MB
Servidor: Megaupload (4 partes)

LINKS
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4

Um lugar ao sol - 2009



SINOPSE
Um Lugar ao Sol é um documentário que reúne depoimentos de moradores de luxuosas coberturas de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. O diretor conseguiu acesso aos moradores através de um curioso livro que mapeia a elite e pessoas influentes da sociedade brasileira. No livro, foram catalogados 125 donos de coberturas. Desses, apenas 8 cederam entrevista. O documentário oferece um rico debate sobre desejo, visibilidade, altura, status e poder. É um filme que reflete sobre a classe dominante brasileira e a verticalização das cidades, abordando o imaginário sócio-cultural de um grupo pouco problematizado na cinematografia nacional.

DADOS DO ARQUIVO
Diretor: Gabriel Mascaro
Áudio: Português
Duração: 71 min.
Qualidade: DVDRip (AVI)
Tamanho: 753 MB
Servidor: Fileserve

LINKS
Parte única


Grato a Laranja Psicodélica

Só dez por cento é mentira - 2008



SINOPSE
Documentário sobre a vida e obra do poeta matogrossense Manoel de Barros. Alternando seqüências de entrevistas com o escritor, versos de sua obra e depoimentos de conhecedores de sua literatura, o filme traça um painel revelador da linguagem do autor considerado o poeta mais original em língua portuguesa. Com 91 anos, cerca de vinte livros publicados e vivendo atualmente em Campo Grande, Manoel de Barros é consagrado por diversos prêmios literários e é o mais vendido escritor brasileiro.

DADOS DO ARQUIVO
Diretor: Pedro Cezar
Áudio: Português
Duração: 76 min.
Qualidade: DVDRip
Tamanho: 583 Mb
Servidor: Megaupload (6 partes)

LINKS
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6



Laranja Psicodélica 

Os Quatro Cavaleiros do Ateimo - 2008



SINOPSE
Richard Dawkins, Daniel Dennett, Sam Harris e Christopher Hitchens – Juntos sem moderação, os quatro gigantes do Ateísmo e do Pensamento Livre conversam sobre Ciências, Deus e Religião. Todos os quatro autores têm recebido recentemente uma grande atenção da mídia sobre seus escritos. Nessa conversa eles contam histórias sobre a reação do público aos seus livros, os sucessos inesperados, críticas e deturpações comuns. São discutidas questões pertinentes sobre as religiões da atualidade e novas idéias para o futuro.

DADOS DO ARQUIVO
Áudio: Inglês
Legendas: Português
Duração: 120 min.
Qualidade: DVDRip (AVI)
Tamanho: 844 MB
Servidor: Fileserve

LINKS
Parte única
Legenda



Fonte >Laranja Psicodélico

terça-feira, 25 de outubro de 2011

O Partenon e a Acrópole de Atenas


( FONTE >> http://novahelade.com/2009/04/documentario-sobre-a-grecia-antiga/#.TqdoUJviGU8)


O vídeo acima é uma animação produzida pela Organização de Cultura Helênica, que conta a história do Partenon, desde sua construção até os dias de hoje. Durante esse tempo, o Partenon sofreu inúmeras alterações, foi queimado por uma invasão bárbara, restaurado pelos romanos, convertido em igreja cristã durante o período bizantino, depois transformado em mesquita durante o domínio do Império Otomano, até ser alvo de uma explosão em 1687 que acabou destruindo a edificação parcialmente, sobrando apenas as ruínas que vemos hoje.
O Partenon era um templo a deusa Atená, construído no sec. V a.C. na Acrópole de Atenas, a mando de Péricles, um dos mais importantes estrategos da época, e a supervisão da construção ficou a cargo do escultor Fídias.
O nome Partenon deriva da palavra parthenos (παρθένος), que significa virgem, e era um dos epítetos da deusa Atená. Dentro do Partenon havia uma monumental estátua de Atena Partenos esculpida por Fídias.
Abaixo vocês conferem algumas imagens sobre o Partenon e a Acrópole de Atenas.

Reconstrução da Acrópole de Atenas
Infográfico mostrando uma reconstrução de como era a Acrópole de Atenas no período clássico.


Planta da Acrópole de Atenas
Planta da Acrópole de Atenas.


Maquete da Acrópole de Atenas
Maquete representando como era a Acrópole de Atenas.


Interior do Partenon
Representação de como era a estrutura interior do Partenon.


A Acrópole de Atenas
Foto mostrando uma visão aérea da Acrópole e do Partenon nos dias de hoje.

COLOSSEUM

Colosseum: Rome's Arena of Death:

Sinopse:
Viaje no tempo, até ao mundo fascinante e sangrento dos gladiadores da Roma antiga, onde homens lutavam pelas suas vidas, para satisfazerem as fantasias de imperadores e de uma população sedenta de sangue… Combinando uma narrativa envolvente com gráficos de computador topo de gama, e uma reconstituição dramática de alta qualidade, esta produção lança uma nova luz sobre a maneira como os gladiadores realmente lutavam e treinavam, e revela que muitos deles eram as super estrelas do seu tempo: até mesmo os nobres aspiravam a serem gladiadores. O que levou a notória arena a ser construída, e a sociedade romana a exigir que um entretenimento tão radical aí tivesse lugar? Colosseum gira em torno da verdadeira história de Verus, que passou de escravo a estrela dos gladiadores, mas que enfrentou o definitivo desafio numa das poucas lutas de gladiadores que foram registadas e descritas por escritores contemporâneos. Os seus resultados foram bastante inesperados. Descubra a história de Verus, reviva a sua jornada e participe na sua busca da liberdade.

Elenco:
Jamel Aroui ... Titus
Lotfi Dziri ... Trainer
Ross Kemp ... Verus (voz)
Derek Lea ... Priscus
Michael Pennington ... Ele mesmo - Narrador
Hichem Rostom ... Lanista
Robert Shannon ... Verus
Dorra Zarrour ... Imperial lady

Dados do Arquivo:
Tamanho: 700 Mb
Formato: AVI
Qualidade: TV Rip
Audio: Inglês
Legenda: Português (embutida)
Link Megaupload Download via Megaupload

As Tribos Germânicas (2009)

As Tribos Germanicas

Sinopse:
Esta série mostra o auge das tribos do Norte, que passaram de uma cultura primitiva na periferia da Europa para se transformarem nos herdeiros do Império Romano. Os últimos métodos de investigação e descobertas permitem apresentar agora uma nova imagem das tribos germânicas. Muitos estereótipos acerca dos "bárbaros" do Norte serão descartados como mitos. O eixo da história germana é o conflito com o Império Romano que, desde a época de César, caracterizou-se tanto por violentas batalhas como por fases de coexistência e cooperação. Os germanos cavaram o túmulo do Império Romano, mas também foram os que preservaram o seu legado. Veremos como viveram, lutaram e veneraram os seus deuses. Através de animação em 3D, conheceremos como construíam os seus assentamentos, enterravam os seus reis e venciam os seus inimigos. Cidades romanas como a antiga Colónia e as fronteiras ou "limes" romanas serão também reconstruídas por computador.

Dados do Arquivo:
Tamanho: 440 Mb (cada episódio)
Formato: AVI
Qualidade: TV Rip
Audio: Português PT (Dublado)
Legenda: S/L
Link Megaupload Download via Megaupload | Episódio 01: Bárbaros Contra Roma
Link Megaupload Download via Megaupload | Episódio 02: A Batalha da Floresta de Teutoburgo 
Link Megaupload Download via Megaupload | Episódio 03: Pax Romana 
Link Megaupload Download via Megaupload | Episódio 04: Sob o Signo da Cruz



Origem >>FILMES ÉPICOS<<

A Vida Privada dos Antigos Governantes - Monarcas Europeus

The Private Lives of the European Monarchs

Sinopse:
Desde o tempo dos faraós do Egito aos grandes e famosos Reis e Rainhas da Inglaterra, o velho ditado foi provado por diversas vezes: "O Poder corrompe, O Poder absoluto corrompe absolutamente". É um pesadelo ser famoso hoje em dia e a imprensa segue todos os seus movimentos e registra todas as suas indiscrições. No passado aqueles que nos governavam não tinham esse problema. Não precisavam ter fotógrafos e jornalistas relatando seus mais intimos segredos. Estavam a salvo das manchetes e revistas. Hoje vamos acabar com esses segredos e mostrar a vida privada. A vida privada dos antigos governantes é uma série que conta histórias de reis homossexuais, rainhas pervertidas, governantes estranhos e loucos czares russos. Com recriações atmosféricas e reconstruções históricas, esse documentário separa o mito da imagem e demonstram de fato que corrupção e desonestidade são tão antigos quanto a própria humanidade.

Dados do Arquivo:
Autoria do Lançamento: Taberna da História
Tamanho: 606 Mb
Formato: AVI
Qualidade: PDTV Rip
Audio: Português (narração) e Inglês (entrevistas)
Legenda: Português (embutida)
Link Megaupload Download via Megaupload


Origem >>Taberna da Historia <<<

O Mundo Islâmico (BBC)

O Mundo Islamico

Sinopse:
Documentário da BBC sobre a ascensão do Islã (faz parte da série "What The Ancients Did for Us"), um dos eventos mais importantes na história mundial. No século VII, a intenção de Maomé era unir os árabes através de uma nova religião. Um século depois de sua morte, ele conseguiu produzir uma superpotência medieval, que já escravizada seus opositores na África, Oriente Médio e Europa. Os árabes e os mouros tinham se espalhado através da Espanha em direção aos Pirineus. Córdoba tornou-se conhecida como uma das maiores e mais ricas cidades da Europa. Cidades Mouras, como Toledo e Sevilha ficaram famosas por sua cultura e universidades.

Dados do Arquivo:
Tamanho: 448 Mb
Formato: AVI
Qualidade: TV Rip
Audio: Inglês
Legenda: Português (embutida)
Link Megaupload Download via Megaupload


Origem >>>Filmes Épicos

Serie : Roma Revelada - 2010 - Produção: National Geographic Channel

Documentário produzido pela competente National Geographic Channel, espero que gostem, abraço!!!!
Roma Revelada


Sinopse:
Série exibida no Brasil pelo Discovery Channel Brasil, produzida originalmente pela Atlantic para o National Geographic. Você conhecerá personagens e lugares representativos da Antiguidade Clássica no Império Romano sob uma luz completamente nova: por meio de informações baseadas nas recentes pesquisas e descobertas arqueológicas, somadas à sofisticada tecnologia do século XXI para a reconstrução computadorizada do momento histórico. Indo além dos relatos oficiais de imperadores e da elite romana, as fontes renomadas consultadas na série investigam quais eram as experiências e vivências das ‘classes trabalhadoras’ do Império, colocando em xeque a idéia tradicional que temos da Roma Antiga.

Episódio 01: O COLISEU
Um estádio para 50 mil pessoas. Um milagre da arquitetura moderna, de dois mil anos de idade. Nele, astros surgiram e vidas se acabaram. Nele o esplendor de Roma foi revelado – mas também a sua maldade. A partir das evidências arqueológicas e dos poucos testemunhos visuais que foram preservados, reconstruímos o dia em que o Coliseu abriu seus portões pela primeira vez para a apresentação de combates entre animais, execuções, e um duelo legendário. O Coliseu era a materialização de Roma – e com ele nasceu a indústria do entretenimento.

Dados do Arquivo:
Tamanho: 550 Mb (em media)
Formato: DivX
Qualidade: TV-Rip
Audio: Português (Dublado)
Legenda: Português (em entrevistas)



http://www.megaupload.com/?d=W299RITM




Episódio 02: POMPÉIA
Esta é a história de um desastre como nenhum outro. Quando o Vesúvio entrou em erupção, 7 milhões de toneladas de detritos choveram sobre a cidade de Pompéia, matando mais de mil pessoas e isolando o que um dia foi uma bela cidade por muito tempo: graças a isso, Pompéia foi preservada e protegida. A redescoberta de Pompéia significou a abertura de um portal para a Antiguidade. Neste episódios contaremos a história de pessoas comuns que lá viviam e que foram surpreendidas pelo desastre.

Dados do Arquivo:
Tamanho: 550 Mb (em media)
Formato: DivX
Qualidade: TV-Rip
Audio: Português (Dublado)
Legenda: Português (em entrevistas)



http://www.megaupload.com/?d=TPK85KP7


Episódio 03: CALÍGULA
Esta é a história do homem que transformou Roma no inferno. Ele herdou um vasto império, uma fortuna inimaginável e a adoração de seu povo. E jogou tudo fora. Ele massacrou inimigos e amigos próximos. Segundo textos da época, seu reinado foi uma derrocada gradativa para a paranóia, perversão, e loucura total. Por meio das descobertas arqueológicas mais recentes e de um aprofundado relatório de psiquiatras forenses, podemos restaurar um retrato novo dos dias mais negros de Roma, e da mente mais feroz que a governou: Calígula.

Dados do Arquivo:
Tamanho: 550 Mb (em media)
Formato: DivX
Qualidade: TV-Rip
Audio: Português (Dublado)
Legenda: Português (em entrevistas)



http://www.megaupload.com/?d=G9XQQ33K




Episódio 04: ENGENHARIA
Roma era o maior império, a mais poderosa força militar e a mais avançada civilização na face da Terra. Embora tenham restado apenas vestígios dessa civilização e a maior parte das ruínas continue soterrada sob as modernas ruas da cidade, a história dos romanos da Antiguidade ainda está lá, escrita em pedra. Com as novas descobertas e os novos métodos científicos, fragmentos até agora indecifráveis são colocados juntos, completando o quebra-cabeça. À época primordial, os habitantes da região tomaram posse de um pântano e o aterraram, criaram o concreto e o aperfeiçoaram – o material de construção mais versátil conhecido até hoje. Escavaram milhares de toneladas de mármore, e as utilizaram para construir a capital imperial, durante séculos de inovação, resistência e ambição.

Dados do Arquivo:
Tamanho: 550 Mb (em media)
Formato: DivX
Qualidade: TV-Rip
Audio: Português (Dublado)
Legenda: Português (em entrevistas)



http://www.megaupload.com/?d=J1680GAS




Episódio 05: A SUPERPOTÊNCIA
Durante 500 anos, Roma lutou, reinou e enriqueceu. Ainda hoje historiadores e estudiosos tentam entender como. Nas ruínas do seu porto e nas evidências que seu povo nos legou jazem os segredos do sucesso dos antigos romanos. Da inovação, diplomacia e um extremo talento para a organização, à brutalidade, ganância sem limites e ambição desenfreada, constrói-se a ascenção e declínio do Império – este é o milagre romano: cinco séculos do maior poder que já se viu na Terra

Dados do Arquivo:
Tamanho: 550 Mb (em media)
Formato: DivX
Qualidade: TV-Rip
Audio: Português (Dublado)
Legenda: Português (em entrevistas)



http://www.megaupload.com/?d=LHEXPYUA




Episódio 06: CÉSAR
Era o final da República Romana e o nascimento da Roma Imperial. Um tempo de tirania e traições, de grandes gestos públicos e acordos secretos. Em 44 AC, Júlio César foi derrubado pelos seus colegas do Senado. Aqui será revelado como cada ação de César levou-o mais perto da morte. E como seu talento, seu ego e suas vontades levaram Roma à glória – e ao desastre. Ele foi chamado de herói e de vilão. Assim também os que assassinaram.

Dados do Arquivo:
Tamanho: 550 Mb (em media)
Formato: DivX
Qualidade: TV-Rip
Audio: Português (Dublado)
Legenda: Português (em entrevistas)



http://www.megaupload.com/?d=EKGNDY28




Episódio 07: A LEGIÃO ROMANA
Esta é a verdadeira história do poder que fez Roma. A força mais disciplinada e mortal do mundo antigo, a temida Legião. Embora a História lembre dos nomes de imperadores e generais, foram esses homens “comuns” que construíram e mantiveram o Império. Eles treinavam, lutavam, combatiam e marcharam pelas estradas que eles mesmos haviam construído. Utilizando registros antigos, pesquisas científicas e novas descobertas arqueológicas, conseguimos reproduzir suas jornadas enquanto invasores, matadores, pacificadores e colonizadores das remotas fronteiras do Império. Estes são os homens que compunham a tremenda máquina militar romana.

Dados do Arquivo:
Tamanho: 550 Mb (em media)
Formato: DivX
Qualidade: TV-Rip
Audio: Português (Dublado)
Legenda: Português (em entrevistas)



http://www.megaupload.com/?d=EEX9J4ML




Episódio 08: O CRISTIANISMO
O cristianismo, teoricamente, jamais poderia ter sobrevivido – mas esta é uma das mais estranhas vitórias de toda a História. Estudando fontes da antiguidade e mergulhando fundo no passado da cidade, veremos como os cristãos se infiltraram, resistiram, e conquistaram Roma. E descobriremos como, desde os primeiros mártires até o estabelecimento do primeiro império cristão, eles usaram o próprio poder de Roma para espalhar sua mensagem. O Império romano caiu há muito, muito tempo – mas de suas ruínas surgiram as igrejas.

Dados do Arquivo:
Tamanho: 550 Mb (em media)
Formato: DivX
Qualidade: TV-Rip
Audio: Português (Dublado)
Legenda: Português (em entrevistas)



http://www.megaupload.com/?d=O36OG32A




Agradeço a fonte, o ótimo blog FILMES ÉPICOS

30 O Colosso de Rodes (1961)

O Colosso de Rodes

Sinopse:
Um herói militar grego chamado Darios está visitando seu tio em Rodes, no ano de 280 antes de Cristo. A cidade acabou de construir um enorme Colosso em homenagem a Apolo para guardar o seu Porto e está planejando uma aliança com a Fenícia para atacar a Grécia. Ao mesmo tempo em que Darios flerta com a bela Diala, ele se envolve com rebeldes que querem tirar o tirânico rei Serse do poder. Mas os rebeldes são presos e colocados como diversão na arena. É quando um terremoto destrói não apenas o Colosso, mas também o equilíbrio político de Rodes.


Elenco:
Rory Calhoun ... Darios
Lea Massari ... Diala
Georges Marchal ... Peliocles
Conrado San Martín ... Thar (as Conrado Sanmartin)
Ángel Aranda ... Koros
Mabel Karr ... Mirte
Mimmo Palmara ... Ares
Roberto Camardiel ... Serse
George Rigaud ... Lissipu (as Jorge Rigaud)
Alf Randal (as Alf Randall)

Dados do Arquivo:
Tamanho: 699 Mb
Formato: AVI
Qualidade: DVD Rip
Audio: Italiano
Legenda: Português Download da Legenda |

Torrent Download via Torrent

John Hus (1977)

John Hus
Sinopse:
Hus, erudito clérigo alemão, viveu cem anos antes de Martinho Lutero e da reforma protestante. Ele estava convencido da necessidade de apresentar a Bíblia na língua do povo, acreditava que salvação vem só pela fé em Jesus Cristo e que só a Bíblia é a Palavra de Deus. Hus ensinou isso abertamente na Universidade de Praga e à sua igreja, e alertava para os abusos do Cristianismo da sua geração. Em vez da missa em latim, Hus introduziu várias mudanças como o cântico de hinos pelo povo, e assim provocou a ira da hierarquia da igreja. Conheça a desafiante história de um homem corajoso, motivado pela dedicação e fé em Jesus, mesmo diante de perseguições. Acusado. Preso e condenado à morte na fogueira, um inovador, um mártir.


Elenco:
Rod Colbin ... John Hus
Regis Cordic (as Regis J. Cordic)
Marvin Miller
Sándor Naszódy
Gordon Devol
Jack Lukes
Carmen Zapata
Allen Joseph
Brian Wood
John Hart
Stephen Manley
Chris Beaumont
Wade Crosby
Ron Hajek

Dados do Arquivo:
Tamanho: 405 Mb
Formato: AVI
Qualidade: VHS Rip
Audio: Português (Dublado)
Legenda: S/L

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Henrique C. de Lima Vaz - Antropologia Filosófica I

Sofri com esse autor no primeiro semestre.
Picture

Allan Percy - Nietzsche para estressa 99 doses de filosofia para despertar a mente e combater as preocupações

Picture
O Filósofo alemão Friedrich Nietzsche jamais imaginou que em algum dia suas máximas poderiam virar um manual que reúne 99 delas e seriam feitas para serem aplicadas em várias situações do dia a dia.
No livro "Estressados: 99 Doses de Filosofia para Despertar a Mente e Combater as Preocupações" a sabedoria do alemão é citada como de grande utilidade para se usar na busca soluções para problemas na vida pessoal e profissional.

O livro tem cada um dos seus capítulos iniciado com um aforismo do filósofo que logo é seguido com uma interpretação e desenvolvimento.

- O destino dos seres humanos é feito de momentos felizes e não de épocas felizes
- Quem tem uma razão de viver é capaz de suportar qualquer coisa
- O reino dos céus é uma condição do coração e não algo que cai na terra ou que surge depois da morte
- Não há razão para buscar o sofrimento, mas, se ele surgir em sua vida, não tenha medo: encare-o de frente e com a cabeça erguida
- Os maiores êxitos não são os que fazem mais ruído e sim nossas horas mais silenciosas

"LER OU NÃO LER? EIS A QUESTÃO."
Para responder podemos nos basear na grande máxima do Filósofo:
"Aquilo que não me mata, me deixa mais forte."

Sobre o Autor: Allan Percy é Especialista em Coaching e em literatura de autoajuda e desenvolvimento pessoal.
Abaixo 2 livros para estudantes e apreciadores de filosofia que gostam de alimentar o bom humor.

O livro "Nietzsche para Estressados" vem deixando furiosos vários estudantes e leitores de Nietzsche, pois o mesmo esta sendo usado como auto-ajuda. O mesmo já aconteceu com o livro "Mais Platão, Menos Prozac", que acabou deixando os leitores conservadores furiosos.

Friedrich Nietzsche (1844-1900) foi fortemente influenciado por Schopenhauer (1788 - 1860) e influenciou   Freud (1856-1939), Sartre (1905-1980) e Foucault (1926-1984).

O livro é indicado para quem procura inspiração no pensamento do filósofo mais influente da era moderna para combater as angústias e os medos dos dias de hoje.
O legado de Nietzsche induz à reflexão e oferece uma forma inovadora de superar as dificuldades.

Conheça algumas de suas frases marcantes:

• O destino dos seres humanos é feito de momentos felizes e não de épocas felizes
• Quem tem uma razão de viver é capaz de suportar qualquer coisa
• O reino dos céus é uma condição do coração e não algo
 que cai na terra ou que surge depois da morte
• Não há razão para buscar o sofrimento, mas, se ele surgir em sua vida, não tenha medo: encare-o de frente e com a cabeça erguida
• Os maiores êxitos não são os que fazem mais ruído e sim nossas horas mais silenciosas

Veja como as máximas de Nietzsche, disponíveis no site da editora Sextante podem ajudar a alcançar o bem-estar:

Nossa honra não é construída por nossa origem, mas por nosso fim
As pessoas mais felizes e realizadas são as que sabem aonde querem chegar e têm metas. Podemos alcançar nossos objetivos de forma mais ou menos eficaz, mas o fato de termos vivido em função de algo acrescenta um valor inestimável à nossa existência.

O homem que imagina ser completamente bom é um idiota
Se a consciência nos torna humanos, a imperfeição também é um traço distintivo de nossa espécie. Passamos mais tempo reparando erros do que construindo coisas de valor. Assumir essa característica da nossa condição nos ajuda a ser humildes e, mais importante, nos faz tomar consciência de quanto ainda precisamos nos aprimorar. Todo fracasso ou erro nos ensina como fazer melhor.

O sucesso sempre foi um grande mentiroso
Muitas pessoas bem-sucedidas costumam dizer que o êxito é um presente envenenado, já que coloca o privilegiado em posição de semideus, achando que estará sempre por cima. Quando a sorte deixa de sorrir para essa pessoa, de uma hora para outra seu mundo vira de cabeça para baixo.

As pessoas nos castigam por nossas virtudes. Só perdoam sinceramente nossos erros
O contrário do amor não é o ódio, mas a indiferença. Quem parece nos detestar nutre, no fundo, uma admiração oculta por nós. A inveja funciona da mesma forma. A fúria do invejoso sempre se direciona para um êxito.

A essência de toda arte bela, de toda arte grandiosa, é a gratidão
Se praticarmos a arte da gratidão, tingiremos nossa lente emocional com boas sensações nas horas de dificuldade. Mesmo em situações de tensão e contrariedade, basta nos deixarmos alimentar pela beleza do mundo para conseguirmos encontrar o equilíbrio que nos permitirá superar as provações mais duras.

Quem não sabe dar nada não sabe sentir nada
Quando sentimos que oferecemos algo ao próximo, de repente tomamos consciência de nosso valor. Ninguém é mais pobre que uma pessoa que não dá nada, pois é na doação que demonstramos nossa riqueza.




Fonte Coleções Nerds

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Kafka de Crumb



Kafka de Crumb
Texto: David Zane Mairowitz
Desenho: Robert Crumb
Relume Dumará / PB / 2000 / 175 pág



Uma biografia em um tom leve, divertido e diferente das convencionais, apesar de falar do escritor considerado um dos mais sombrios da era moderna. Assim é o livro Kafka de Crumb, com desenhos de Robert Crumb e texto de David Zane Mairowitz, que não chega a ser uma HQ (história em quadrinhos) nem um livro propriamente dito, mas flutua entre ambos deixando uma gostosa sensação no leitor.

O livro traz o resumo, análise e desenhos das principais obras de Kafka: O Veredito, A Metamorfose, A Toca, Na Colônia Penal, O Processo, O Castelo, Um Artista da Fome e Teatro da Natureza de Oklahoma (ou Amérika). É um ótima introdução para quem deseja conhecer mais sobre o escritor considerado por muitos o marco na escrita do século XX.

A pesquisa detalhada da vida de Kafka é o tempero especial aos fãs de seus escritos. Desde a sua infância no gueto judeu – um lugar sombrio e cheio de lendas iídiches – como um menino franzino mas inteligente, em uma era onde o ódio anti-semita era assimilado mesmo pelos judeus, até a posição de submissão de Kafka perante as figuras mais fortes, como o pai, o avô açougueiro e o patrão na repartição pública, tudo influenciou os seus escritos. Kafka anotava em seu diário as maneiras mais insólitas em que poderia morrer no gueto. Não falava em suicídio, mas de desaparecer aos poucos até sumir por completo, sem que dessem pela falta dele. A Metamorfose é um exemplo claro do que se passava na mente perturbada de Kafka. Ele se odiava por ser judeu, por nunca estar à altura das cobranças do pai, por ter uma doença que o obrigava a escrever. Kafka não considerava escrever como algo bom, mas como uma maldição.

Sua capacidade de engolir seu medo dos outros e dirigi-lo contra si mesmo, em vez de contra sua origem, é a matéria-prima de toda sua obra.” (pg. 26)

A época e local em que Kafka viveu também foram conturbados. Havia ódio no ar, seja contra os judeus ou contra os alemães ou contra os judeus alemães. Kafka, um judeu checo mas que falava e escrevia em alemão, presenciou os movimentos nacionalistas que culminaram na Primeira Guerra Mundial. E o livro Kafka de Crumb mostra a sequência exata dos escritos de Kafka conforme os acontecimentos históricos e pessoais na vida dele. Também revela a dificuldade dele com as mulheres que passaram por sua vida, que o fizeram considerar o casamento tão opressor quanto as cobranças do pai. Kafka acreditava sempre acordar dentro de um pesadelo pior do que o dos sonhos, tanto é que nos livros A Metamorfose e O Processo a história começa com o personagem principal acordando.

David Zane Mairowitz escreveu também a biografia Introducing Camus, ilustrada por Alain Korkos, mas disponível, por enquanto, somente em espanhol e inglês.

Ficha técnica
obra: Kafka de Crumb (Introducing Kafka), de David Zane Mairowitz
tradução: José Grandel
edição: 1ª, Relume Dumará (2006), 175 pgs

(publicado originalmente em www.jefferson.blog.br)



A metamorfose / превращение (rússia – 2002)




“Quando certa manhã Gregor Samsa despertou, depois de uma noite mal dormida, achou-se em sua cama transformado em um monstruoso inseto.” Da mesma forma como Franz Kafka nos convida a adentrar em um dos textos mais instigantes da literatura universal, o diretor teatral Valeri Fokin faz com a adaptação cinematográfica de A Metamorfose.
O filme é inteiramente desenvolvido em uma linguagem teatral, totalmente gestual e de poucos diálogos, o que apresenta ao espectador uma estética raramente vista no cinema.
Em momento algum Fokin se valeu de qualquer tipo de efeito especial para a transformação do personagem Gregor Samsa. O que se vê é um trabalho corporal e de preparação de ator  como poucos  já o fizeram.  Yevgeni Mironov oferece ao espectador um verdadeiro inseto,  sem sequer usar um risco de maquiagem, somente o corpo limpo. É uma performance que já valeria assistir ao filme. Além disso, a película vale pela linguagem pouco convencional e pela fidelidade de sentimentos que o texto de Kafka dialóga e faz sentir em seus leitores (AVI). 

Fonte >>  Cult 7

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

KAFKA - 1991

Gostei desse filme, belíssimas imagens em preto em branco que lembra de cara o expressionismo alemão com suas sombras (v. Fritz Lang), e uma ótima atuação de Jeremy Irons com Kafka. Assistam!!




Sinopse: 
O imponente Castelo domina as calçadas da cidade de Praga, em 1919, é parte do mundo de Kafka, um homem cuja vida se divide em duas. Durante o dia, ele é o simples funcionário de seguros e à noite é o escritor que todos conhecemos. Nesse filme de ficção, Kafka vira personagem de sua própria obra. Ele não se conforma com o mistério que envolve o Castelo, tema de um livro seu, e vai querer ultrapassar os seus muros impenetráveis. O que Kafka ainda não sabe é que será vítima de sua própria criação. O diretor Steven Soderbergh participou da 13ª Mostra com o longa "Sexo, Mentiras e Videotapes".



http://www.filesonic.com/file/1224623494

Melancolia, de Lars von Trier





Áudio: Inglês + legenda
Formato: DVDScr avi
Tamanho: 700 MB
Gênero: Drama | Filme 2011
Sinopse: Filme Melancholia assistir online O tempo só serviu para afastar as irmãs Justine (Kirsten Dunst) e Claire (Charlotte Gainsbourg). Nem o casamento entre Justine e Michael (Alexander Skarsgård) serve como desculpa para aproximá-las e, depois da cerimônia, Justine começa a ficar triste e melancólica. Quando o anúncio sobre a colisão da Terra com outro planeta chega ao conhecimento, as reações são bem diferentes. Justine está conformada, enquanto o desespero do iminente fim apavora Claire.



Critica do filme http://miltonribeiro.opsblog.org/2011/08/08/melancolia-de-lars-von-trier/

http://www.megaupload.com/?d=KZLAAQ16