quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ágora 2009 (Alexandria)


Filme sensacional, não conhecia a história da filosofa Hypatia. Vale a pena conferir, cenários esplêndidos e direção primorosa do espanhol  Alejandro Amenábar, que também dirigiu o excelente "Mar Adentro" e "Abra os Olhos", ( produção espanhola que seria refilmado, por ele mesmo, em uma produção dos EUA). Também é de sua direção o filme de terror "Os outros", com a ex Cruise, Nicole Kidman.
Após assistir a esse filme, a essa ótima produção, não tem como não parar para refletir (mas essa não seria a tarefa do filósofo?) sobre a atualidade do filme: machismo, intolerância religiosa, corrupção política. Indagações sobre o universo e o sentindo da existência fazem parte desse mundo recriado na Alexandria do século V a.C. que na época estava a frente no que diz respeito as pesquisas tecnocientíficas e estava vivendo o período de transição do mundo antigo e à Idade Média, no filme podemos ver a revolução do papado e toda a intransigência da época. Espero que gostem.

Sinopse:

No quarto século o Egito estava sob o domínio Romano, a brilhante astrônoma Hypatia e seus discípulos lutam para salvar a sabedoria do mundo antigo que está na Biblioteca de Alexandria … Entre eles, os dois homens que competem para seu coração: O espirituoso Orestes e o privilegiado Davus, jovem escravo de Hypatia, que está dividido entre seu amor secreto por ela e ele sabe que a liberdade pode ser sua, se ele optar por aderir à onda dos cristãos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário